Motorização para cortinas e persianas – Como funciona

Hoje em dia, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Existem inúmeras facilidades que ela nos propicia, inclusive a motorização e automação de cortinas e persianas. Abrir sua janela apenas utilizando um aplicativo de celular parece uma cena vinda de um filme futurista, mas é bem real. Essa realidade já existe e vem cada dia ganhando mais força.

Saiba exatamente como funciona o processo de motorização e como ele pode facilitar sua vida! Ao longo desse texto você irá encontrar um guia completo do funcionamento dessa função.

As vantagens

Tomar a decisão de motorizar cortinas ou persianas pode ser uma inciativa complexa, devido ao valor investido. No entanto, optar por instalar essa função tem se mostrado uma boa opção que superam o conforto e a praticidade, já que propiciam a redução do valor da conta de luz.

A instalação de sensores com aplicativos de acionamento automático, controlam gastos relacionados à energia elétrica, já que geram um melhor aproveitamento da luz solar e da ventilação natural, diminuindo o uso do ar condicionado e luz elétrica.

Dessa forma, escolher motorizar sua persiana ou cortina, agrada não somente sua vida diária, mas também seu bolso! Estudos realizados por profissionais da área indicam que há uma redução de até 30% dos gastos com energia com a instalação desse produto. Além disso, a frequência de manutenção é menor que a versão tradicional, já que a abertura das cortinas de modo manual não é uniforme e gera um desgaste desnecessário devido ao uso da força ou velocidade excessiva, o que difere dos motores, que de maneira delicada e precisa exercem apenas a força necessária, preservando os trilhos e todo o material da persiana por mais tempo.

Outro aspecto positivo é a durabilidade estendida de móveis, já que a incidência dos raios tende a degradar esses objetos e causar manchas.

Qual o motor ideal?

A escolha do motor ideal está atrelada ao tipo de persiana ou cortina.

Cada motor tem uma capacidade e uso, dessa forma, o peso e tipo da cortina ou persiana influencia na do motor. Tecidos mais pesados e persianas como rolo ou romana pedem mais capacidade na hora de abrir ou fechar, agora, materiais leves e persianas horizontais são mais simples e menos complexas, pedindo um motor com menos potencial.

A escolha errada do motor pode gerar danos irreversíveis à peça, por isso deve ser realizado apenas por um profissional. Assim, o cliente interessado deve entrar em contato com uma empresa especializada e informar todos os dados de sua persiana ou cortina que estejam dispostas na embalagem. É obrigação do fabricante disponibilizar essas informações de forma clara, para que assim, a motorização seja efetuada de forma mais eficiente.

É necessário que exista um ponto de tomada próxima à área de instalação, do contrário, a versão colocada deverá ser com o uso de baterias. O valor para instalar essa função pode variar, já que cada espécie de motor tem seus componentes específicos e suas funcionalidades. Motores simples e com baixo custo aquisitivo podem acionar até três cortinas de rolo ao mesmo tempo, já modelos mais sofisticados podem ter funções para a programação do horário e quantidade da abertura da persiana, dessa forma, pode ser colocada para abrir 40 cm às 10 da manha, servindo inclusive como um despertador suave.

As funcionalidades presentes na motorização de cortinas e persianas são muitas, já que as vantagens superam qualquer custo adicional. Tornando a instalação dessa função um verdadeiro investimento tanto para o conforto e praticidade no seu lar, quanto para o equilíbrio das contas da casa e a felicidade do seu bolso!